SOBRE O DEPUTADO 

deputado victor mendes discursando - Sobre o Deputado Federal Victor Mendes

Nascido em Pinheiro, no Maranhão, Victor Mendes é casado e pai de duas filhas. Neto do ex-deputado Dedeco Mendes e filho do ex-prefeito de Pinheiro, Filadelfo Mendes, a política sempre o acompanhou. Formado em Direito, elegeu-se deputado estadual em 2006, reeleito em 2010.

Na Assembleia é autor de leis como a que cria o Dia Estadual do Líder Comunitário, a lei que assegura a substituição das sacolas plásticas por embalagens biodegradáveis e da lei que assegura, ao Estado, o uso de milhagens aéreas acumuladas em passagens adquiridas nos deslocamentos em serviço para uso no transporte de pacientes em tratamento fora de domicílio e da proposta de criação do ICMS Ecológico.

Em sua trajetória, mostrou eficiência também como gestor público, enquanto secretário estadual de Meio Ambiente.

À frente da gestão do órgão ambiental, Victor Mendes alcançou destaque pela adoção de estratégias para modernização da gestão ambiental, com a criação de mecanismos compensação ambiental no estado, para a preservação Unidades de Conservação, restabelecendo o funcionamento dos Conselhos e Meio Ambiente e de Recursos Hídricos e regulamentando a Política Estadual de Recursos Hídricos, que garantiu a criação do primeiro comitê de Bacia do estado, o do Rio Mearim, além da concepção dos planos estaduais de Resíduos Sólidos, de Controle e Mitigação dos Efeitos da Seca, de Combate aos Desmatamentos e Queimadas e de Recursos Hídricos. Além disso, criou os dois maiores parques urbanos do Maranhão. Em São Luís, o Parque Ambiental do Itapiracó e, em Pinheiro, o Parque Ambiental do Pericumã.

Em sua terra natal, foi responsável direto pela criação dos cursos de Medicina e Enfermagem, dentre outros, na Universidade Federal e de uma unidade do Instituto Federal do Maranhão que serve à Baixada. A forte atuação na área da Educação o levou a apresentar proposta, em tramitação no Congresso Nacional, que reserva vagas nas estratégias de acesso a universidades e instituições federais (o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM) para estudantes moradores nas regiões onde estão instaladas essas unidades. É também autor da proposta de criação da Universidade Federal da Baixada e do Sul Maranhense.

Câmara dos Deputados

Em 2015, Victor Mendes chegou à Câmara dos Deputados depois de ter obtido mais de 85 mil votos nas eleições de 2014. Ele ficou entre os nove mais votados, num universo de 18 deputados federais eleitos pelo Maranhão.

Na Câmara, assumiu a vice-liderança do seu partido, entre 2016 e 2017, tendo participado das comissões permanentes de Educação, de Minas e Energia, de Seguridade Social e Família, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Finanças e Tributação, e de Fiscalização Financeira e Controle.

Além dessas, integrou as comissões especiais sobre Orçamento, Nanotecnologia, da Reforma Política, de criação do Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região (MA, PI e PA), de acompanhamento de obras públicas, da criação de novos municípios, de elevação do Fundo de Participação Municipal e da concessão do direito às Câmaras Municipais de apresentarem Propostas de Emenda à Constituição e da Reforma Política.

Entre janeiro de 2015 e janeiro de 2018, Victor Mendes proferiu 113 discursos em plenário, teve 95% de presença nas sessões deliberativas, apresentou 97 preposições, dentre as quais 35 projetos de lei e a indicação de cinco propostas de projetos de lei ao Executivo federal – um dos deputados que mais sugeriu propostas no período – e relatou 11 matérias, dentre as quais se destaca a MP 781, hoje transformada em lei, que trata do Fundo Penitenciário.

O deputado Victor Mendes tem atuação marcante na Câmara dos Deputados. Em 2017, foi o único membro da Bancada do Maranhão com 100% de presença nas sessões deliberativas do Legislativo Federal.

O deputado Victor Mendes tem atuação marcante na Câmara dos Deputados.

Pinheiro - Maranhão

deputado victor mendes e esposa - Sobre o Deputado Federal Victor Mendes

Condecorações

  • Medalha do Mérito do Pericumã, pela Câmara Municipal de Pinheiro
  • Medalha de Honra ao Mérito de Guimarães (MA), pela Câmara Municipal de Guimarães
  • Medalha Amigo da Defensoria Pública do Estado do Maranhão
  • Medalha de Honra ao Mérito de São Luís pelo 4º Centenário de Fundação da Cidade
  • Medalha do Mérito da Ordem dos Timbiras, pela Assembleia Legislativa do Maranhão no ano do 4º Centenário de São Luís
  • Medalha Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão da Polícia Militar do Maranhão
  • Título de Cidadania da Província de Córdoba, na Argentina
  • Medalha de Honra ao Mérito Amigo do IFMA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Medalha de Honra ao Mérito do Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão
    Conselhos
  • Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Maranhão (CONSEMA) entre 2011 e 2014
  • Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão (CONERH) entre 2011 e2014
  • Presidente da Câmara Estadual de Compensação Ambiental (CECA) entre 2011 e 2014
  • Membro do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal e do Bioma Cerrados entre 2011-2014

Conselhos

  • Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Maranhão (CONSEMA) entre 2011 e 2014
  • Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão (CONERH) entre 2011 e2014
  • Presidente da Câmara Estadual de Compensação Ambiental (CECA) entre 2011 e 2014
  • Membro do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal e do Bioma Cerrados entre 2011-2014
Fechar Menu