Vacinação contra gripe começa hoje (23)

Começou nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 01 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Serão quase 1 milhão e 900 mil vacinas enviadas para o Estado do Maranhão, de acordo com o Ministério da Saúde. As doses serão distribuídas nos postos de saúde gratuitamente. A vacina protege contra os subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

A expectativa é vacinar mais de 1 milhão e 600 mil maranhenses, que fazem parte dos grupos de risco. São eles: idosos a partir de 60 anos, gestantes, lactantes (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, pessoas em medidas socioeducativas (adolescentes e jovens de 12 a 21 anos), professores das redes pública e privada e funcionários do sistema prisional.

Quem tem doenças crônicas não transmissíveis e outras condições também precisam se vacinar, mas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

Após tomar vacina

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que tomam a vacina podem ter reação, porém de forma rara. As manifestações podem variar entre dor, endurecimento no local da injeção, vermelhidão e costumam desaparecer em 48h. A vacina é contraindicada para pessoas que tiveram reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave ao ingerir ovo de galinha e seus derivados.

Como se prevenir da gripe

– Lavar as mãos várias vezes ao dia;
– Cobrir o nariz e a boca com lenço ao espirrar ao tossir
– Não compartilhar objetos de uso pessoal
– Evitar locais com aglomeração de pessoas

Fonte: Ministério da Saúde

Cadastre-se

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu