Distribuição de medicamento para Atrofia Muscular Espinhal no SUS

Por meio da indicação 5308/2018, o deputado federal Victor Mendes (MDB-MA) solicitou ao ministro da Saúde, Gilberto Occhi, a inclusão do medicamento Spinraza no rol de medicamentos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento da doença da Atrofia Muscular Espinhal (AME).  Desde que o fármaco passou a ser comercializado mundialmente, em 2016, e utilizado por portadores da enfermidade, o Spinraza vem se mostrando eficaz e os pacientes têm apresentado melhoras significativas.

SUS poderá distribuir medicamento para Atrofia Muscular Espinhal
SUS poderá distribuir medicamento para Atrofia Muscular Espinhal

Com registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Spinraza já pode ser comercializado no Brasil desde agosto de 2017. O problema é o preço do medicamento. Para o primeiro ano de tratamento da AME são necessárias seis doses do remédio, que custam cada mais  R$ 364 mil. Logo, as seis doses necessárias para completar o primeiro ano de tratamento têm o custo de mais de R$ 2 milhões de reais. “Temos convicção que a utilização do medicamento contribui decisivamente para melhoria da saúde e qualidade de vida dos pacientes que conseguem o acesso a medicação”, ressalta o deputado maranhense.

Sobre a Atrofia Muscular Espinhal

A AME consiste em uma patologia genética degenerativa, que afeta as células do corno anterior da medula, resultando em fraqueza e atrofia muscular caracterizada por problemas nos movimentos voluntários como segurar a cabeça, sentar e andar. Em geral, a maioria dos pacientes não ultrapassa os três anos de vida.

Estima-se que a AME, quando ocorre desde o início da vida, afete um indivíduo para cada 10.000 nascidos vivos e, que quando se inicia na idade adulta, afete um para cada 100 mil indivíduos.

 

Cadastre-se

2
Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Victor MendesCammila Recent comment authors
Cammila

Amei sua iniciativa, Deputado. Tem alguma notícia do requerimento?

Victor Mendes
Victor Mendes

Boa tarde! Não entendi a sua pergunta, você poderia me explicar melhor? Obrigado!

Fechar Menu