Deputado quer semana de mobilização para doação de medula óssea

A quantidade de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) é de mais de 4 milhões de pessoas, enquanto que a fila para transplante conta com aproximadamente 1.500 pacientes.

O deputado federal Victor Mendes (PSD-MA) quer melhorar essa relação doador/receptor e, por isso, propõe a criação da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.

A diferença entre a quantidade de doadores e de pacientes que necessitam de doação parece positiva. O Brasil é, hoje, o terceiro maior banco de dados de medula óssea do planeta. Só perde para Estados Unidos e Alemanha.

Mesmo assim, Victor Mendes acredita que a solidariedade do povo brasileiro pode colocar o país no topo do ranking mundial. “Quanto mais doadores conseguirmos, maior a chance de um paciente ser curado.

Além disso, precisamos que o cadastro nacional seja atualizado permanentemente para quando for constatada a compatibilidade, a pessoas seja encontrada”, afirmou.

Agência Brasil

A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea servirá para conscientizar a população sobre o tema e também ajudar a localizar, de maneira mais eficiente, doadores cadastrados no REDOME. Hoje, a chance de se confirmar um doador compatível, no Brasil, é de 64% dos pacientes.

“Mas sem a atualização de cadastro, o transplante fica comprometido. “Se o cadastrado no REDOME, quando compatível, não for localizado, é como se ele não existisse”, lembrou Victor Mendes.

Parcerias

Com a instauração da “Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea”, o REDOME contará com a colaboração de empresas de telefonia, órgãos públicos, empresas privadas, instituições bancárias ou de planos de saúde para localizar o doador.

Todo esse processo, realizado de maneira compartilhada, aumentará consideravelmente as chances de quem aguarda na fila para o transplante de medula óssea no Brasil.

O PL 5733/2016 já passou pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e pela Coordenação de Comissões Permanentes (CCP). Agora, aguarda apreciação pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Cadastre-se

3
Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Victor MendesJunior Recent comment authors
Junior
Junior

Seria bom se o estado permitisse. Não consegui a dois meses atrás.

Victor Mendes
Victor Mendes

Boa tarde, Junior! Tudo bem? Eu fiquei na dúvida, você gostaria de ser doador ou estava precisando receber uma doação de medula óssea?

Junior
Junior

Disseram que o convênio do estado com o laboratório não havia sido renovado

Fechar Menu