Dia Nacional do Líder Comunitário

O Dia Nacional do Líder Comunitário, celebrado no dia 5 de maio, resgata e destaca a importância social dos líderes em defesa das comunidades e a dedicação em melhorar as condições de vida das pessoas.

Você sabe o que é um líder comunitário?

O seu trabalho é representar oficialmente a comunidade, sem remuneração, após uma votação popular, através de eleição convencional.

É quem assume responsabilidades do seu bairro, se propõe a ouvir e dialogar com a população e, a partir de um levantamento, busca soluções junto aos governos para as principais demandas da comunidade.

Qual a importância de um líder para a comunidade?

O líder comunitário é responsável por impulsionar o desenvolvimento local. Identifica necessidades ou carências da comunidade, atua na mobilização de recursos e promove iniciativas de interesse coletivo sobre determinados assuntos – que muitas vezes são desconsiderados nos planos de políticas públicas.

Constrói estratégias para pautas de assistência básica à saúde, educação, segurança, saneamento, calçamento, transporte, entre outras.

Organizações comunitárias

Essas organizações são porta-voz de uma comunidade, bairro ou município. Em 1982, foi fundada a Confederação Nacional das Associações de Moradores para aumentar sua representatividade nacional.

No ano de 1940, surgiram as primeiras associações de moradores no Brasil, durante a ditadura getulista do estado novo e início da Segunda Guerra Mundial. Os líderes comunitários têm um papel extremamente importante por representar as organizações e aproximar as políticas públicas da população da comunidade local.

 

Cadastre-se

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu