Preservação do meio ambiente é preocupação constante de Victor Mendes

O meio ambiente é sempre um tema da pauta mundial. Aquecimento global, extinção de espécimes, derretimento das calotas polares, desmatamento da Amazônia… Todas as nações mostram, de alguma forma, preocupação com a conta a ser paga pelo desenvolvimento econômico e tecnológico. O Brasil não é diferente. Dono da maior reserva de água potável do mundo, o país fez questão de contemplar a questão na Constituição Federal de 1988.

Mas o que diz a constituição brasileira sobre o meio ambiente? No artigo 225, capítulo IIV, os legisladores deixaram isso bem claro: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Além disso, desde 1998 o país conta com uma lei específica contra os crimes ambientais, detalhando infrações e punições.

Agência Brasil

A Baixada Maranhense é conhecida como Pantanal Maranhense e tem beleza inconfundível

O respeito à legislação e ao meio ambiente, somado ao desenvolvimento sustentável, nortearam o posicionamento do deputado federal Victor Mendes (PSD-MA) em seu atual mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília, e quando esteve no comando da Secretaria do Meio Ambiente do Maranhão (SEMA), entre 2011 e 2014.

Para Victor Mendes, apenas com estrutura adequada o poder público conseguirá preservar o meio ambiente para as próximas gerações. Com este pensamento, ele promoveu uma ampla reforma na SEMA. O Maranhão ficou, então, com três secretarias adjuntas (Licenciamento, Desenvolvimento Sustentável e Recursos Ambientais), 12 superintendências para ações programáticas, duas unidades de assessoramento, 26 supervisões e 99 servidores efetivos.

Segundo o deputado, esta foi a maneira encontrada para que o Maranhão evoluísse em conformidade com as leis vigentes. “Respeitamos toda legislação, levando a preservação de nossas riquezas ambientais a um patamar jamais visto em nosso Estado. Com isso, reativamos o Conselho Estadual do Meio Ambiente, o que levou ao desbloqueio dos recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente”, lembrou Victor Mendes.

Câmara dos Deputados

Em três anos como deputado federal, Victor Mendes sempre atuou na Comissão do Meio Ambiente. Jamais se furtou ao debate em prol da preservação para que as futuras gerações não sejam penalizadas pelas atitudes tomadas hoje pelas autoridades competentes.

Cadastre-se

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu