Victor Mendes garante recursos para combate a queimadas no Maranhão

deputado federal, Victor Mendes, recursos, combate, às queimadas, no Maranhão

Emenda parlamentar do deputado federal e candidato à reeleição Victor Mendes (MDB-MA) assegurou um aporte financeiro de R$ 300 mil à   Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Maranhão. O parlamentar maranhense foi o único a destinar verbas com foco no meio ambiente: preservação. conservação e conscientização.

Os recursos vão ser investidos no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, o Prevfogo, que é um Centro Especializado, dentro da estrutura do Ibama, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o país.

Para se ter uma ideia da importância do Prevfogo e do aporte financeiro, o Maranhão ocupa o terceiro lugar no ranking de queimadas irregulares do país, ficando atrás apenas dos estados do Mato Grosso e do Tocantins, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este ano foram registrados cerca de 3.389 focos de incêndio.

Queimadas que ameaçam belos cartões portais do Maranhão como a Chapada das Mesas e o Parque Estadual do Mirador, áreas de preservação ambiental e de enorme potencial para o incremento da indústria do turismo no estado.

Pensando nesse quadro de destruição do patrimônio florestal do Maranhão, assinalou o deputado Victor Mendes. “Buscamos assegurar recursos para a prevenção e combate às queimadas, assim como fizemos na Sema, com a reativação do Conselho Estadual de Meio Ambiente e o consequente desbloqueio dos recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente, FEMA, para uma ação mais efetiva e responsável de preservação dos nossos recursos naturais”.

Victor Mendes também relembrou outras ações como a operação “Macaco da Noite”, deflagrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), na gestão do deputado, na região do Parque Estadual do Mirador, área de proteção do Estado.

A operação, que contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros parceiros, englobou os municípios de Presidente Dutra, Colinas, Mirador, São Félix de Balsas, Paraibano, Buriti Bravo, São Domingos do Azeitão, Sucupira do Norte, Passagem Franca, Jatobá, Lagoa do Mato e Loreto.

Na ação, os fiscais apreenderam 307 m3 de madeira em tora e serrada, outro problema ambiental no Maranhão combatido pelo deputado federal Victor Mendes no Maranhão em especial em áreas de preservação e conservação ambiental como o Parque Estadual do Mirador – ecossistema muito rico e que protege as nascentes do rio Itapecuru.

Cadastre-se

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu