Saques do PIS/Pasep estão liberados a partir de hoje

Quem é titular de contas inativas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e tem mais de 57 anos de idade poderá sacar o dinheiro disponível nas contas a partir de hoje (18 de junho). A partir do dia 14 de setembro esse benefício será estendido a todas as idades.

Saques do PIS e do Pasep estão liberados
Saques do PIS e do Pasep estão liberados

O objetivo do governo com essa medida é impulsionar a economia, já que, de acordo com o governo federal, 28,7 milhões de pessoas serão beneficiadas, o que representa R$ 34,3 bilhões a serem sacados. Até o momento 3,6 milhões de pessoas já resgataram R$ 5 bilhões em recursos oriundos tanto do PIS quanto do Pasep.

Quem tem direito a sacar o PIS/Pasep?

Tem direito a sacar os valores servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971 (quando o PIS/Pasep foi criado) até 4 de outubro de 1988. Isso corre pois a Constituição passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Como as cotas do Fundo PIS-Pasep vigoraram durante um período específico, muitos beneficiários desconhecem esse direito. É importante ressaltar que no caso de morte do cotista, os herdeiros também direito a receber o dinheiro.

Consulte esses sites para saber se tem direto aos dois benefícios:

Como funciona o depósito do PIS/Pasep em conta?

O PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal e o Pasep pelo Banco do Brasil, ou seja, quem tiver conta nesses bancos e tiver direito ao resgate contará com o depósito em conta corrente ou poupança, em folha e pagamento ou outra forma de pagamento e titularidade do participante. O depósito deve ser automático.

A transferência dos valores para outros bancos será sem cobrança de taxas no prazo de 90 dias do depósito.

Para facilitar o saque em caixas automáticos, os centavos do saldo a conta individual do PIS/Pasep serão arredondados para cima.

 

Cadastre-se

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu